Instagram: o que é, para que serve e como usar!

Olá a todos!

Como têm passado? Têm tirado muitas fotografias? Espero que sim!

Hoje é dia de vos falar um pouco sobre o Instagram, uma das aplicações de fotografia mais conhecidas e usadas no mundo. Também usam? Eu sim, sem dúvida! No entanto, se pouco conhecem esta aplicação, não faz mal, porque hoje é o dia em que vão ficar a perceber a sua enorme popularidade, após explicar-vos o que é, para que serve e como usá-la.

O que é o Instagram

Ora, esta aplicação é uma rede social, como tantas outras, que nos permite seguir um conjunto de pessoas (amigos, conhecidos, até desconhecidos), ver e seguir as suas publicações na timeline, escrever comentários, colocar gostos (que aparecem em forma de coração), partilhar publicações e, claro, falar num chat. Esta última funcionalidade, confesso, não é muito usada por mim, pois prefiro o WhatsApp ou até o messenger do Facebook.

Para que serve o Instagram

E, então, para que serve o Instagram? No fundo, esta rede serve para partilhar fotografias e vídeos. Apenas isso. Nada de textos, só os que acompanham as imagens ou os vídeos. É, portanto, uma rede social puramente visual e emotiva.

Como usar o Instagram

 Bem, a verdade é que esta aplicação é muito fácil de usar e é extremamente intuitiva. Em primeiro lugar, precisam de ter uma imagem já guardada no telemóvel. Depois, têm duas hipóteses: abrem-na e partilham-na directamente na aplicação, ou abrem a aplicação e vão buscar a fotografia que pretendem à pasta respectiva. Independentemente da hipótese que escolherem, após a imagem estar carregada para edição na aplicação (aqui podem cortar, rodar, alterar cores, colocar filtros, etc.), só precisam de seguir os passos que vos aparecem, até chegarem ao derradeiro momento de carregar no “okay” final. Tomem também atenção ao facto de poderem partilhar simultaneamente a mesma imagem – e com o mesmo texto – no Facebook, no Twitter e noutras redes sociais. Saibam também que, se quiserem partilhar um vídeo, seguem exactamente as mesmas etapas.

Não é nada difícil usar o Instagram, isso garanto-vos. E é tão intuitivo que, quando o começarem a usar, não vão querer outra coisa. Chega mesmo a ser viciante, até quando não queremos partilhar nada, pois só o facto de perdermos horas a fazer o típico “scroll down” na timeline já mostra a enorme adição a esta rede social. No entanto, apesar do grande vício, esta é uma aplicação de fotografias excelente, tanto que devo voltar a falar dela brevemente.

Vemo-nos  no próximo artigo? Boas fotografias… e boa sorte com esta experiência digital!

Leave a Comment

Required fields are marked *.